Evento da UFCG reunirá músicos do Brasil, Estados Unidos e Venezuela e promoverá palestras, aulas e concertos gratuitos.
Os organizadores do I Festival Internacional de Música de Campina Grande divulgaram nesta segunda-feira, 10, a programação do evento, que acontece de 31 de maio a 5 de junho, no auditório do Centro de Convenções Raymundo Asfóra.O festival abre espaço no calendário artístico-cultural da cidade para a música clássica. A solenidade contará com a palestra do músico americano Anthony Scelba e a apresentação de um concerto com o Trio Burle-Marx e convidados.
O professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Liduíno Pitombeira, um dos organizadores do evento, disse que o evento visa fortalecer o intercâmbio de experiências entre os músicos brasileiros, norte-americanos e venezuelanos que se apresentarão em Campina Grande, além da formação de platéia para música erudita. “Estamos contando com a colaboração de 17 músicos de renomado prestígio nacional e internacional, a exemplo do nosso palestrante de abertura, Anthony Scelba”, declarou.
Anthony Scelba, além de músico contrabaixista, com especialização em música de câmara, é professor e chefe do Departamento de Música da Universidade de Kean, em Nova Jersey, EUA. É também fundador e diretor do Concert Artist Program, que possui em seu corpo docente intérpretes de reconhecimento internacional. Seus artigos, arranjos e composições são largamente publicados.
O evento é organizado pela Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, numa parceria firmada com a Universidade Estadual da Paraíba, Parque Tecnológico e seis universidades dos Estados Unidos: Louisiana State University, a Kean University, a Nicholls State University, a University of Southern Mississippi, o Baldwin-Wallace College e a University of Montevallo.
Confira a Programação
“Temos por expectativa criar fortes conexões entre os músicos de universidades do Brasil e Estados Unidos e notabilizar, através deste festival, a música de câmara de concerto, um gênero musical essencial”, observou Scelba, que responde pela direção artística do Festival.
A programação inclui palestras, aulas individuais e concertos gratuitos, abertos ao público em geral. O evento contará com a participação dos músicos: Victoria Stewart (EUA), James Alexander (EUA), Adriana Linares (Venezuela), Regina Mushabac (EUA), Danilo Mezzadri (EUA), James Ryon (EUA), Radegundis Feitosa (Brasil), Johnson Machado (Brasil), Vladimir Silva (Brasil), Maria Di Cavalcanti (Brasil), Liduino Pitombeira (Brasil), entre outros.
Segundo a coordenadora pedagógica do evento, professora Maria Di Cavalcanti, a realização do festival constitui um passo importante para Campina Grande, no que diz respeito à ampliação de espaços voltados à educação musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário