quinta-feira, 27 de maio de 2010

Consórcio de Cultura do Cariri Paraibano




Pôr-do-sol em Boqueirão


Aconteceu no último dia 17, pela manhã no SEBRAE de Campina Grande, a assinatura do protocolo de intenções do Consorcio Intermunicipal de cultura e Turismo do Cariri Paraibano e contou com a presença de Prefeitos, Secretários de Cultura, técnicos do IPHAN. O evento contou com a participação de 28 municípios.

A reunião foi organizada pelo Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano e o SEBRAE. Durante o evento foram apresentadas as propostas para o consorcio, discutidas a estrutura e o funcionamento onde será adotada uma gestão compartilhada com a sociedade civil através dos conselhos municipais. Os Prefeitos deram um passo importante para o desenvolvimento regional através da Cultura e após assinatura do Protocolo foi construído um documento que será encaminhado para o Ministério da Cultura com as demandas dos municípios referendadas pelas Conferencias Municipais.

O Cariri foi a região que liderou com percentual de municípios da Paraíba à realizarem Conferências de Cultura em 2009, atingindo 76% do território, onde as demandas do Cariri foram aprovadas pela II CNC, o que fortaleceu e definiu as diretrizes das ações. Os recursos que serão pleiteados para 2010 aos programas do Ministério da Cultura serão aplicados para o apoio à projetos planejados e referendados em plenárias do Fórum de Cultura e Turismo e no Fórum do Território da Cidadania Cariri Ocidental e que contemplam ações de capacitação, fortalecimento, preservação e divulgação da diversidade cultural da região do Cariri Paraibano e que irão beneficiar 240 mil pessoas em municípios que se encontram no semi-árido nordestino e na faixa dos menores IDH dos País.

Durante a reunião foi apresentado o Projeto Pontão de Cultura Cariri Território Cultura por Alice Monteiro diretora Técnica do Fórum e o Projeto Balaio do Patrimônio pelos técnicos do IPHAM e a prefeitura de Monteiro.

Rosa Maria do SEBRAE CG apresentou a programação do Cariri Mostra Cariri Circuito Junino 2010 e para finalizar ao encontro Maria Doralice Presidente do Fórum falou da participação do Território no Salão Nacional de Turismo, a caravana estará partindo dia 26 para São Paulo.

Dentre os programas a serem pleiteados estão: Modernização de Bibliotecas; Modernização de Museus; Cine Mais Cultura; Pontos de Cultura; Pontos de Leitura; Pontinho de Cultura; Roteirização e Sinalização Turísticas; Infraestrutura para Parques Arqueológicos, além de Programas de Capacitação e Fortalecimento Institucionais,consolidando uma nova fase para a Cultura e o Turismo do Cariri.

ASCOM
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais

Related Posts with Thumbnails