terça-feira, 4 de maio de 2010

Erotismo na poesia de Fidélia Cassandra



O interesse pela condição histórica e atual da mulher paraibana, em especial aquelas que conquistaram destaque por participarem de produções literárias femininas e contribuírem para a abertura de novos espaços, serviu de mote principal para que duas alunas do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba apresentassem um trabalho que, além de pesquisa, figurou como uma homenagem a duas personalidades paraibanas: Fidélia Cassandra e Bernadete Beserra.

Neste mês, as mestrandas Anna Giovanna Rocha Bezerra e Ediliane Lopes Leite de Figueiredo apresentaram a pesquisa “Fidélia Cassandra e Bernadete Beserra: O erotismo no cenário poético paraibano”, que constou como exigência da disciplina Literatura Brasileira do Nordeste, ministrada pelo professor doutor Eli Brandão.

De acordo com as autoras, o trabalho procura aprofundar o relacionamento efetuado por Fidélia Cassandra e Bernadete Beserra no que se refere a temas do cotidiano e a consciência do fazer poético, representado muitas vezes por uma poesia metalinguística, com eroticidade e uma preocupação com a condição da mulher.

Segundo o professor Eli Brandão, a disciplina tem como objetivo estudar a literatura nordestina e, a partir disso, é feito um passeio por autores clássicos e emergentes, tentando focar especialmente a literatura paraibana. Assim, a escolha das mestrandas mostrou-se bem apropriada, no sentido de observar como se manifesta a percepção do erotismo das duas poetisas paraibanas.

Mais sobre Fidélia Cassandra e Bernadete Beserra


Um dos aspectos mais interessantes é que a escritora e cantora campinense Fidélia Cassandra é ex-aluna do curso de Comunicação Social da UEPB, tendo hoje a oportunidade de ter seu trabalho cultural estudado por outros estudantes da Universidade. Atualmente, Fidélia escreve versos, dedica-se à sala de aula, onde ministra aulas de inglês, e ao exercício contínuo da leitura.

“Muito se tem a abordar sobre o erotismo em Fidélia Cassandra, que consideramos uma das vozes femininas mais representativas da poesia paraibana atual”, citam as autoras em um dos trechos da pesquisa.

Bernadete Beserra nasceu em Sumé e segundo uma reportagem feita pelo Diário do Nordeste, a poesia dela “está aí para nos dizer certas verdades, geralmente varridas para debaixo dos tapetes subterrâneos das plutocracias modernas”.

Assim, ambas as autoras figuram no mosaico literário como escritoras constantes e influentes, duas personalidades poéticas que não passaram despercebidas na historiografia literária feminina paraibana.

“Através da literatura, da instrução e do trabalho, mostraram que a mulher poderia conquistar uma maior independência em relação à família e à sociedade”, diz um dos trechos da pesquisa.

Retirado do Paraibaonline!

Um comentário:

  1. Fidélia Cassandra é tudo e mais alguma coisa. Está perfeitamente incluída naquela assertiva popular que reza: "Pessoa que toca os dez instrumentos".
    Ela nos surpreende cada dia como artista e como pessoa.

    Salve Magister! Salve Fidélia...

    ResponderExcluir

Mais

Related Posts with Thumbnails